Sindsep participa de audiência no Ministério Público sobre gestão dos hospitais de Caucaia

A gestão dos hospitais municipais de Caucaia foi pauta de audiência no Ministério Público, na última terça-feira (14/6). O Sindsep esteve presente na reunião comandada pelas promotoras Dra. Margarida de Carvalho Barbosa e Dra. Ana Karine Serra Leopércio. Também participaram o secretário da Saúde Zózimo Medeiros e o Procurador do Município Gutemberg Holanda, assim como representação do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

A promotoria iniciou apresentando uma série de denúncias protocoladas pelo Sindsep e também por usuários e funcionários do sistema de saúde de Caucaia. Entre as reclamações, estão as más condições de funcionamento do Hospital Dr. Abelardo Gadelha e da Maternidade Santa Terezinha. Problemas com escala de trabalho, falta de profissionais e medicações, alimentação, além de infraestrutura.

Durante a reunião foi abordada a transição de gestão dos hospitais municipais para o INTS. A entidade e a gestão municipal apresentaram suas justificativas, alegando ser curto o período de mudança e haver ainda a implantação de novos processos. A promotoria alertou sobre a importância dos responsáveis apresentarem relatórios que comprovem o funcionamento adequado dos hospitais, de forma a justificar a concessão da gestão para o INTS.

“Demarcamos a posição do Sindicato na defesa de condições de trabalho e infraestrutura adequadas para os servidores dos hospitais. Lembramos que é dever da INTS cumprir com as condições de concessão e fazer uma gestão responsável. Também ressaltamos que qualquer mudança que afete a vida dos servidores precisa ser dialogada”, destaca a presidenta do Sindsep Caucaia, Maria Santos.

Apresentadas as questões, o Ministério Público solicitou uma série de relatórios e documentos para o devido acompanhamento dos processos, que deverão ser avaliados posteriormente. Deverá ser verificada a eficiência do serviço, respeitando o compromisso com os recursos públicos, principalmente, no caso do Hospital Dr. Abelardo Gadelha, que se configura como hospital de alta complexidade.

O Sindsep Caucaia reafirma seu compromisso com os servidores dos hospitais municipais, lutando por valorização e condições dignas de trabalho. O Sindicato vai continuar acompanhando e denunciando, quando necessário, qualquer irregularidade apresentada. Sempre na defesa do SUS, da categoria e da população caucaiense ter uma saúde de qualidade.

Além da presidenta Maria, o Sindsep esteve representado pelas dirigentes Karla Bessa e Kellynia Farias, além do assessor jurídico do Sindicato, Dr. Pedro Cavalcante.